ASSINATURA BATE-PAPO VOCÊ PERGUNTA ENCONTROS PAGINAS VERDE-AMARELAS FINANCAS CANAL COMUNIDADE VIAGENS BUSCA GOOGLE.BR

   

» [capa]
[países]
.
GUIA & AGENDA

Endereços úteis
Feiras, eventos
.
SERVIÇOS

Busca na Internet
Classificados
Cursos online
inglês -
alemão
Finanças
Links interessantes
Portal viagem

COMUNICAR

Anúncio classificado
Endereço útil

Evento agenda
ARQUIVO

arquivo 1998-2001
a partir de 2002
.
REVISTA DIGITAL

Expediente-Redação
Sobre o Website

Parcerias
Publicidade online

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

« O maior problema foi o frio »
[swissinfo, J.Gabriel Barbosa]

RENATO Creonício dos Santos Silva, nasceu em Campo Grande, bairro do Rio de Janeiro, há 26 anos, em 19 de abril de 1976.
A vida desse atleta de 1.79 e 78 kg deu muitas voltas. Mas afirma que só na Suíça se encontrou e « e se encontrou com Deus », como evangélico, pondo ordem em "uma sua vida conturbada”.

Currículo

Renato, que atualmente põe o nome de Deus em tudo que fala, começou como amador no Campo Grande. Lá se profissionalizou em 1996, aos 20 anos.
Seu currículo de jogador registra no ano seguinte sua integração no plantel de Foz de Iguaçu de onde passou, ainda em 97, para o Atlético Paranaense, equipe que defendeu durante 3 anos.
Em 1999 teve uma passagem de 6 meses pelo futebol chinês (em Xiang). De lá voltou para o Botafogo em 2000, defendendo durante um ano as cores o alvinegro carioca.
Em janeiro de 2001 desembarcou em Zurique, com expectativa de um dia despertar interesse de uma das grandes equipes da Itália ou da Espanha.
Uma lesão em julho do ano passado o colocou de escanteio por um ano, depois de jogar um semestre, como titular, na posição de volante.


É uma boa adaptação ao futebol europeu.
Renato


Primeiro impacto

A vontade de progredir e subir não lhe falta, mesmo tendo sofrido "uma série de lesões”. E a esse respeito, estima que no Brasil uma recuperação teria sido difícil, ou quase impossível. A assistência que recebe aqui não teria comparação.
O primeiro impacto na Suíça foi o clima, lembra o jogador. Com treinos de manhã e de tarde não há como escapar do frio no inverno.
Renato até tomou hábito de chegar antes dos companheiros de equipe para se aquecer, com exercícios físicos e alongamentos, para entrar no ritmo ou "ficar no mesmo ritmo que os outros”. Mas a adaptação foi apenas uma questão de tempo.
O mais complicado foi praticar um futebol "de estilo completamente diferente”. O futebol brasileiro, constata, é mais cadenciado, mais técnico. "Aqui é mais força”. Reconhece, no entanto, que o futebol tal qual praticado na Suíça, é excelente laboratório para uma adaptação ao futebol europeu.

Técnica supera força

Mesmo assim, a priorização da força sobre a técnica deixa o jogador intrigado. Ele acha que, pelo fato de dedicar-se principalmente ao trato da bola, o Brasil tem o melhor futebol do mundo. "Com o tempo, aqui também vão ver que futebol não é só força”, opina o jogador.
Seja como for, sua aspiração é jogar na Espanha ou Itália, "onde o futebol é mais parecido com o do Brasil”. Ele acha que nesses países teria menos dificuldades em se adaptar.
Considera também que em países do sul da Europa, onde acha o povo mais aberto, a comunicação se tornaria mais fácil. Renato não se conforma, por exemplo, que para visitar até amigos seja preciso "marcar a visita uma semana antes”.

Racismo não é notado

Destaca, porém, na Suíça, aspectos positivos, como a possibilidade de aprender outras línguas. Os filhos podem aprender 2 ou 3 idiomas na escola.
Garante ainda não ter sofrido qualquer tipo de manifestação racista contra sua pessoa. Pelo fato de ser negro, "as pessoas costumam olhar de maneira diferente”, mas com a existência de número razoável de africanos no País, ele nota mais abertura dos suíços em relação às pessoas de cor.
De resto parece não ligar muito par a esse aspecto. "Procuro sempre me impor”, conclui.


 

Janeiro 2004
 
.
Mora na Europa?
.
 
.
 
Receba por e-mail a edição atual assinaturas
 
.