Arte & Literatura

 
 

 

MORTE DENSA, de Jurandir Muller und Kiko Goifman, única produção selecionada do Brasil em 2003, concorreu ao título de melhor vídeo no festival de cinema de Locarno. Com a crescente importância que o evento dedica às mostras de vídeo, aumentam as expectativas em torno das novas produções. O “Leopardo de Ouro”, nesta categoria, foi concedido a duas obras: “Cantata de las cosas solas”, do argentino Willi Behnisch, e “iXième”, dos suíços Pierre-Yves Borgeaud e Stéphane Blok.

[por Regina Marquardt, em Locarno]

"Simplesmente o fato de ser selecionado é uma honra e sinal de reconhecimento para nós"

Entrevista com Kiko Goifman

Brasil Europa: Qual o principal foco de seu trabalho?

Kiko Goifman: Morte densa, o segundo trabalho que apresentamos no festival de Locarno, é um documentário filmado em 16 mm e convertido para versão digital. A questão central: o vídeo trata de pessoas que mataram uma vez na vida.

Brasil Europa: De onde surgiu a inspiração para abortar tal temática?

Kiko Goifman: Por querer investigar a <morte provocada> não como um produto de massa, por exemplo, não banalizar as razões que levam um ser humano a assassinar um outro que pertence a sua esfera íntima de relacionamento. Nossa história não tem nada em comum com um "serial killer americano".

Brasil Europa: O assunto violência caseira ganha novamente as manchetes mundo afora, isso devido a recente morte da atriz francesa Marie Trintignant, filha do renomadíssimo Jean-Louis Trintignant, aparentemente causada pelo seu companheiro. Como foram, então, enfocados os casos de homicídio?

Kiko Goifman: Retratamos o depoimento de oito pessoas que anteriormente não tiveram nenhum tipo de passagem policial. Foi difícil encontrar envolvidos em crimes, os quais estivessem dispostos a prestar depoimento sem tapar o seu rosto. Mas enfim, filmamos a história de quatro homens e quatro mulheres envolvidos com a violência caseira. Porém em ambos os gêneros, os casos de morte vitimaram aqueles mais próximos, seja uma investida violenta fatal dirigida ao amigo, irmão, marido, pai ou amante.

Não fazemos, entretanto, reconstrução de histórias.

Brasil Europa: . O importante é comunicar ... ?

Kiko Goifman: Mostramos o vazio, a melancolia do domingo, quando, os encontros de família são comuns. Segundo as estatísticas, entre 6a-feria e domingo ocorrem com maior frequência os casos de violência caseira.

Apresentamos oito capítulos que se estruturam classicamente, com a trilha sonora de Nick Cave. Esse músico australiano, que já morou na Alemanha e hoje está radicado em Londres, compõe baladas tranquilas, porém suas letras abordam assassinatos...

Brasil Europa: Os protagonistas de "Morte Densa" tem seu destino decidido?

Kiko Goifman: As pessoas, todas, falam posicionadas em um fundo preto, isso para não se poder identificadar quem está preso ou não.

Brasil Europa: Esse tema, porém, não se restringe ao drama pessoal.

Kiko Goifman: Outras leituras da são a situação do aparato policial, da venda de armas ilegais em quantidades absurdas... O "direito moral" de vingança é presente em todos os depoimentos.

Brasil Europa: Existe a possibilidade do vídeo passar na Europa?

Kiko Goifman: A finalização do trabalho é extremamente recente! Inclusive enviamos para a seleção do festival uma cópia em estado avançado, com aproximadamente 90% do filme pronto. Temos sim a intenção de de passar "Morte Densa" em canais de TV e em festivais da Europa. Não são todos os feventos que exigem a exclusividade de estréia mundial.

Sites selecionados:

www.paleotv.com.br

Website oficial do festival (com o programa) - http://www.pardo.ch/