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E quando esculturas não têm somente a finalidade de adornar? Trabalhos em três dimensões aplicados à sétima arte fundem função e beleza ... Além de marcar um ambiente ou, em grande escala, criar pontos de referência a uma cidade, esculturas não precisam ser sempre obras estáticas. Podem também adquirir movimentos e fazer parte de uma encenação teatral ou cinematográfica, vindo então a adquirir uma função específica. Nessa área, justamente, especializou-se o artista-inventor Pedro Girardello. Atualmente com residência em Madrid, o escultor brasileiro prepara peças que fujam de um esquema rígido de criaçâo. Pedro fala do iníco de sua carreira, realizações em diversas áreas e sobre a sua decisão de viver e trabalhar na Europa.

[Entrevista por Regina Marquardt]

"Trabalhei na montagem de cenários grandes para uma versão de My Fair Lady e de Rigoletto. Foram oito meses entre maquetes, esculturas, pinturas e montagem no teatro. Após fui trabalhar em uma empresa que produzia bonecos para a televisão, onde fizemos réplicas de atores para cenas perigosas, ou seja, aquelas que não podiam ser realizadas por atores de carne e osso, para o filme Mortadelo e Filemón (Mortadelo e Salaminho)."

Brasil Europa: Como você iniciou a sua carreira no Brasil?

Pedro Girardello: A partir da Faculdade de Arquitetura, na UFRGS, em Porto Alegre, comecei a fazer esculturas. Primeiro, com materiais de sucata, com os quais fazia bonecos e, após, os fotografava , montando assim umas fotonovelas. Depois, realizei o mesmo processo utilizando cerâmica, madeira, calabaças. Então tive a oportunidade de começar a minha vida profissional junto ao Grupo Cem Modos de Teatro de Bonecos.

Produzimos algumas peças de teatro, propagandas para TV, criamos a cenografica de um filme da Xuxa, enfim todos os integrantes do grupo se mudaram para o Rio, onde morei durante 12 anos.

Porém saí do grupo e passei a trabalhar como supervisor de artes da fábrica de cenários da TV Globo, em algumas séries da TV Manchete e montei uma empresa de cenografia e efeitos para filmes, shoppings, parques de diversões, propaganda etc.

No final a minha vida pessoal e profissional deram uma reviravolta e passei um ano em Porto Alegre fazendo ilustrações para livros infantis , criando cenários para a TVE e me preparando para o próximo passo.

Então o próximo passo foi vir para a Europa? Por que a idéia de vir para Madrid?

Pedro Girardello: Como tenho o passaporte italiano, herança dos meus avós, resolvi vir tentar a sorte por aqui (na Europa). Não tinha muito claro para qual país deveria ir, pensei talvez em ir para a Itália ou a Inglaterra, quando, em Portugal, obtive uma recomendação para uma entrevista em Sevilha.

Nunca havia pensado em morar na Espanha, porém lá me fui. De Sevilha recebi um contato de três empresas de cenografia sediadas em Madrid e logo na segunda comecei a trabalhar. Foi uma experiência bem interessante.

O que você tinha que fazer, exatamente?

Pedro Girardello: Trabalhei na montagem de cenários grandes para uma versão de My Fair Lady e de Rigoletto. Foram oito meses entre maquetes, esculturas, pinturas e montagem no teatro. Após fui trabalhar em uma empresa que produzia bonecos para a televisão, onde fizemos réplicas de atores para cenas perigosas, ou seja, aquelas que não podiam ser realizadas por atores de carne e osso, para o filme Mortadelo e Filemón (Mortadelo e Salaminho).

Essas réplicas necessitam de uma técnica especial... ?

Pedro Girardello: Construímos moldes dos artistas em material de dentista, depois fizemos as réplicas em látex, e enfim, participamos das filmagens. É uma pena que o trabalho não apareça no filme, porque, neste caso se aparece é porque está mal feito. Ainda criamos dois pilotos de programas infantis para TV, também com bonecos, que ainda não foram ao ar.

Atualmente, em que você está trabalhando?

Pedro Girardello: No começo deste ano, saí da empresa e comecei a trabalhar como profissional autônomo. Atualmente estou montando uma exposição de esculturas. Trata-se de uma série de estruturas orgânicas, executadas em alumínio. Sempre me impressionaram muito as estruturas orgânicas inspiradas na natureza bem como as estruturas em si.

Muitas vezes gosto mais das estruturas de construções ou mesmo de esculturas que da obra pronta. Assim, com o sistema de construção que estou usando, consigo criar formas orgânicas bem complexas e expressivas. Isso ao mesmo tempo em que as formas são a própria estrutura.

Ou seja, estou gostando muito do que estou fazendo agora. Em geral, elaboro um projeto em 3d no computador, com todas as vistas e animações e na hora de construir mudo quase tudo, pois devido a organicidade do próprio processo, onde vou construindo no espaço célula a célula, vão surgindo desafios e soluções mais interessantes.

E essa liberdade de criação é justamente uma das metas que estou buscando, depois de anos dedicado a construções realista, onde tinha que ser fiel até o último detalhe a uma idéia ou um projeto.

Então, para terminar, um abraço a todos, e para quem se interessar por este trabalho ou souber de algum espaço ou galeria onde possa planjar uma exposição, pode fazer contato comigo pelos emails:

pedrogirardello@telefonica.net ou pedrogirardello@hotmail.com .